Planilha Minha Meta

PREPARE-SE PARA CRESCER

Baixe a planilha e dê o primeiro passo para a concretização dos seus objetivos.



Digite seu nome e e-mail para fazer download do teste.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Na planilha Minha Meta existem diversas abas:

Essas abas devem ser preenchidas na ordem em que aparecem.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada campo da planilha:

Competências restritivas

As restritivas são as que você precisa desenvolver. Se você tem uma meta e ainda não a atingiu é porque falta desenvolver alguma competência.

Na planilha “Minha Meta” cada campo competência restritiva está com uma cor diferente. Repare que nas abas seguintes existem essas mesmas cores, ou seja, após preencher todas suas competências restritivas vá até a aba de mesma cor e preencha o comportamento que deve adotar e o plano de ação a desenvolver.

Um exemplo de COMPETÊNCIA RESTRITIVA: “Liderança”.

Competências Impulsionadoras

Competências são habilidades e atitudes para lidar com determinado evento, fato ou problema de uma determinada situação, transformando-os em oportunidades e em resultados.

Competências Impulsionadoras são as que você tem muito bem desenvolvidas que lhe ajudarão a atingir seus objetivos, são seus pontos fortes.

Um exemplo de COMPETÊNCIA IMPULSIONADORA: “Relacionamento interpessoal. Negociação. Persistência. Foco do cliente.”

Missão

Na missão deve-se colocar de maneira prática como atingir a visão, ou seja como e o que fazer para implementar a visão. Aqui deve-se trabalhar bastante os tempos verbais, citando as principais linhas de atuação para defender o atingimento da visão. Uma visão sem missão não passa de sonho, uma missão bem definida transforma qualquer sonho em realidade.

Um exemplo de declaração de MISSÃO: “Empenhar-me em pesquisar e encontrar soluções inovadoras para meus clientes.”

Valores

Os valores são as respostas de porque você quer conseguir algo. Os valores aparecem mais facilmente quando você insiste em perguntar a causa de querer atingir tal meta. Quando você entender qual o sentimento que quer experimentar ao atingir sua visão, missão e metas, terá entendido seus valores. Independência, autorrealizacão, conforto, satisfação pessoal, são exemplos de valores pessoais.

Um exemplo de declaração de VALORES: “Reconhecimento e ajuda aos outros”

Meta

Impressionante a quantidade de pessoas que não estabelecem metas para suas vidas pessoais . Sabe porquê? Porque depois que as metas são estabelecidas elas precisam ser cumpridas! E se elas não foram estabelecidas então não é necessário ter o trabalho de cumpri-las. Se você não consegue traçar suas metas, a sensação pode ser de não saber para onde está indo, de surpreender-se com vitórias e ter desapontamentos com derrotas. Nada disso pode ser surpresa, é preciso trabalhar duro e com foco e determinação para alcançar o que se quer, mas antes é preciso saber o que se quer!

Muitas pessoas me perguntam o que devem fazer sobre suas carreiras, se devem mudar de emprego e coisas deste tipo, e respondo que depende para onde elas querem ir. Se não souberem para onde querem ir, qualquer caminho – ou decisão – é válido e correto.

Um exemplo de declaração de META: “Chegar à Diretoria Comercial da empresa, da unidade de negócios de vendas industriais, em um prazo de quatro anos.”

Mini-Metas – Planos de Ação

Para cada comportamento deve-se criar passos práticos, do dia a dia, que você colocará em prática para melhorar sua competência. Prazos são fundamentais para que persiga o que quer. Da mesma maneira o estabelecimento dos planos de contingência, prevendo alternativas para possíveis insucessos práticos de datas ou de ações.

Para cada mini-meta (Plano de ação) determine também um plano B. Sempre determine um prazo para essa mini-meta e faça uma avaliação sobre a possibilidade de realizá-la dentro do prazo por você estipulado. Caso a nota dessa avaliação seja inferior a 8 reavalie o prazo.

Um exemplo de MINI-META: “Estruturar uma campanha de incentivo de forma que possamos medir o resultado financeiro das sugestões, premiando os responsáveis a cada semestre.”

Visão

A visão é a definição estratégica de seus sonhos. É a declaração de onde você deseja estar daqui há algum tempo, mesmo que daqui há muito tempo… A visão responde à pergunta: Por que acordo cedo todos os dias e vou trabalhar? Para quê? O que busco com isso? Que diferença que quero fazer? Qual a real contribuição que quero deixar para os outros?

Definir a visão com clareza direciona os passos, coloca uma luz lá no fundo, no final, para que nos guie e oriente para que não percamos o foco do caminho. São muitas as possibilidades de distração durante o trajeto, mas a visão nos lembra o caminho.

Um exemplo de declaração de VISÃO: “Ajudar as pessoas a entenderem suas necessidades e adquirirem sempre produtos ou serviços que atendam aos seus desejos.”

Comportamentos

Um exemplo de COMPORTAMENTO que você pode adotar: “Permitir que os membros da equipe dêem opinião, respeitando e aceitando sugestões sempre que viáveis. Conversar individualmente com cada funcionário.”

É fundamental, para humanizar seu trabalho de desenvolver-se, que você abra esta competência em comportamentos. Como você deve se comportar para desenvolver uma certa competência. Este momento é fundamental: não o subestime, ou todo seu esforço pode resultar em pouco resultado. Invista tempo neste ponto antes de prosseguir.

Após descrever os comportamentos que irá adotar, preencha as abas “mini-metas” que são os seus planos de ação para adotar cada comportamento. Para cada comportamento existe uma aba com campos para 4 ações relativas ao comportamento em questão.