Jornal Corporativo – Liderança em pauta

PREPARE-SE PARA CRESCER

O coach Paulo Roberto de Souza falou sobre liderança em seu artigo do Jornal Corporativo.

CONTRATAMOS PARA ADMISSÃO IMEDIATA: LÍDERES

O mundo carece urgentemente de líderes, que entre outras coisas, criem um clima de inspiração na equipe fazendo com que todos participem e se responsabilizem, porque desta maneira sobrará tempo para cuidar da expansão dos negócios e não somente dos problemáticos do dia à dia. Hoje, sabe-se que são as pessoas que fazem a diferença na Empresa. Vivemos em um momento muito especial de revisão de conceitos e práticas na gestão de pessoas.As empresas estão se dando conta da falta que faz trabalhar com líderes que realmente saibam trabalhar bem com suas equipes, aproveitando seus potenciais, com resultados mas sem continuar pagando um alto preço de relacionamento, desmotivação e treinamento. Hoje, sabe-se que ter um líder focado no desenvolvimento das pessoas cabe bem em qualquer tipo de empresa, tamanho e nacionalidade.

TIPOS DE LIDERANÇA:

Quando um líder passa todo o tempo dizendo para as elas o que e como elas devem fazer para resolver os problemas e realizar as suas tarefas, imagina-se que estas pessoas estão se desenvolvendo?

Para cada tipo de empresa, de funcionários, temos um modelo de liderança.

O modelo mais conhecido como comando e controle é útil, por exemplo, quando está se tratando com funcionários sem maturidade, ou seja, que não dominam a tarefa e não estão emocionalmente preparados para assumir a responsabilidade.Neste caso é oportuno utilizar o perfil autocrático, determinando o que deve ser feito e como a tarefa deve ser executada.Conforme a pessoa vai se desenvolvendo, aprendendo a tarefa e sentindo se mais segura, o líder pode ir acompanhando, se mantendo à disposição para qualquer necessidade até o ponto que poderá delegar totalmente, pedir sugestões, testar novas idéias e sem ser necessário, ‘ficar em cima’ para que as coisas aconteçam, ou seja, pode ser mais democrático.Portanto o importante é o líder ter a flexibilidade de reconhecer e atuar de diferentes formas , dependendo da situação e do preparo do funcionário.Com isso cada um em sua equipe será tratado de uma forma diferente, sem receios de ter que tratar todos igualmente.

COMO O LÍDER DEVE AGIR?

Conhecer-se e conhecer e respeitar o outro são qualidades necessárias de um líder.Para fazer um membro de sua equipe se comprometer